world conect
Barbearia do Robson
PEIXARIA W.E 20 DE NOVEMBRO
Emporio da carne 20 de novembro de 2021

MT celebra Semana de Conscientização da Doação de Medula "ssea

Por Redação em 26/05/2022 às 10:18:15
Mato Grosso celebra de 21 a 27 de maio a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea. A campanha foi instituída pela lei 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho (PSD). Além de buscar o envolvimento, o objetivo é mostrar à população que doar medula é seguro e pode ser a única esperança de quem depende de um transplante.

Citando dados do MT Hemocentro, Nininho lembra que apenas um em cada cem mil doadores cadastrados é compatível para a doação de medula óssea. “Por isso, é fundamental promover a conscientização para que mais pessoas se sintam sensibilizadas e encorajadas a fazer o cadastro no Redome, que é o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea”, esclarece o deputado.

Em Mato Grosso, 66,7 mil pessoas voluntárias estão cadastradas no Redome. No Brasil, são 5,3 milhões. O transplante é indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. O MT Hemocentro tem a missão de desenvolver atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores.

A medula óssea é um tecido gelatinoso existente no interior dos ossos. Esse material contém as células-tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.

Redome - O cadastro no Redome poder ser realizado no MT Hemocentro, que atende das 7h30 às 17h. Em Cuiabá, o MT Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, 1055. O telefone é o (65) 3623-0044, ramais 221 e 222. O voluntário deve levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento oficial com foto – Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte.

Para fazer a doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e gozar de boa saúde. A pessoa não pode ter doenças re...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro
world conect nova art
PEIXARIA W.E 20DE NOVEMBRO
Emporio da carne

Comentários

world conect nova art
world conect nova art
Emporio da carne