world conect
Barbearia do Robson
PEIXARIA W.E 20 DE NOVEMBRO
Emporio da carne 20 de novembro de 2021

Estado quer cessão da Gruta Lagoa Azul, em Nobres

Por Redação em 22/01/2022 às 17:53:29

Há mais de 20 anos fechada devido à degradação do local, a Gruta Lagoa Azul, em Nobres, a 151 km de Cuiabá, pode ser reaberta. Estudos estão sendo feitos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). As grutas e cavernas são de domínio da União e não do estado, segundo a secretaria.

Em razão de a gruta estar localizada em um assentamento, deve ser aberto um procedimento de georreferenciamento integral no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). É o que foi definido em uma reunião realizada na terça-feira (18).

Depois disso, será emitido um certificado pelo Incra para que a União possa fazer a doação ou cessão ao governo estadual. Daí então, iniciam-se as tratativas que permitem a visitação.

"Os encaminhamentos feitos na reunião são exclusivamente para superar a questão burocrática apontada", afirmou a Sema.

O local é considerado um dos principais pontos turísticos da região. Apesar dessa reunião, ainda não há nenhuma previsão de reabertura do local para visitação.

A gruta continua fechada e sinalizada com placas, com fiscalização diária para evitar invasões.

Para o assessor especial da vice-governadoria do estado, Ari Vasconcelos, a reunião mostrou otimismo com o início das tratativas para a volta do ecoturismo no local.

"Ficou claro que o problema tinha a ver com a União, tinha representantes do governo federal que lidam com a questão patrimonial. Tem a boa vontade da Sema e do Incra e também do dono da área particular", disse ao g1.

As questões administrativas e jurídicas, segundo ele, estão avançando conforme as deliberações ocorrem.

Vasconcelos também destacou que o governo estadual está ciente do problema que se arrasta por mais de 20 anos na gruta e que, revertendo esse cenário, a economia de Nobres pode ser alavancada, já que seria o retorno da visitação de um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas.

"O governo sabe da importância da Gruta para Nobres e o que ela representa simbolicamente para o ecoturismo...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro
PEIXARIA W.E 20DE NOVEMBRO
Emporio da carne

Comentários

Emporio da carne