world conect
Barbearia do Robson
PEIXARIA W.E 20 DE NOVEMBRO
Emporio da carne 20 de novembro de 2021

Governo fomenta melhoramento genético de rebanho leiteiro na Região Oeste

Por Redação em 21/01/2022 às 16:45:27

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) iniciaram o protocolo para transferência de embriões em 418 bovinos da cadeia leiteira nas cidades de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. O trabalho faz parte do Programa MT Produtivo Leite, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), em parceria com a Empaer e Prefeituras.

Em Pontes e Lacerda, os trabalhos foram realizados em 16 propriedades, na segunda e terça-feira (17 e 18.01), com o procedimento em 256 vacas ou novilhas. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, na quarta-feira (19), com atendimento em 10 propriedades e 162 animais implantados, deram inicio ao protocolo de transferência de embrião.

Ao todo são quatro etapas, sendo as três seguintes: aplicação de hormônios, transferência dos embriões e o diagnóstico de gestação com sexagem depois de 60 dias após a transferência.

A técnica da Empaer, Rafaela Sanchez, explica que a expectativa é atingir 40% de vacas prenhas, com a meta de 120 animais por cada município, nas duas fases do trabalho, sendo a segunda, já no próximo mês.

Rafaela pontua que para o mês de fevereiro, estão programados 17 produtores, sendo sete em Pontes e Lacerda e 10 em Vila Bela da Santíssima Trindade, com 260 animais que serão implantados para garantir a meta estabelecida.

“A equipe da Empaer está empenhada nas quatro fases do manejo. Estamos na primeira delas e seguimos orientando e assistindo o produtor em sanar qualquer dúvida que possa surgir durante o procedimento”.

O produtor de Pontes e Lacerda, Alair Rosa, destaca estar satisfeito e na expectativa. Ele acredita que o Programa irá ajudar no aumento da renda dos produtores de leite do município. “Venho acompanhando o trabalho da equipe da Empaer e estou muito satisfeito. Estou muito feliz e acreditando que minhas vacas ficarão prenhas”.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pontes e Lacerda, Anésio Braga Ortê...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro
PEIXARIA W.E 20DE NOVEMBRO
Emporio da carne

Comentários

Emporio da carne