world conect
Barbearia do Robson
PEIXARIA W.E 20 DE NOVEMBRO
Emporio da carne 20 de novembro de 2021

Presidente do BC justificará inflação com crise hídrica

Por Redação em 02/01/2022 às 22:58:30

Quando o ano se encerra com a inflação acima do teto estabelecido pelo governo, o presidente do Banco Central precisa justificar as razões em carta aberta. Na próxima semana, Roberto Campos Neto será o sexto chefe da história da autarquia a escrever o documento. A entrega, endereçada ao ministro Paulo Guedes (Economia), ocorrerá logo após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro pelo IBGE – prevista para o dia 11 de janeiro.

De acordo com analistas, o presidente justificará que a pandemia da Covid-19 e a crise hídrica foram as principais causadoras das altas dos preços.

Nos últimos 91 anos, o país nunca havia enfrentado uma seca tão cruel. A falta de chuvas causou o desabastecimento dos principais reservatórios hídricos, o que obrigou o governo a acionar as usinas termelétricas para evitar um possível apagão. No entanto, esse modo de geração de energia é mais caro, o que puxou a alta na conta de luz, impactando o comércio, a indústria e o setor de habitações.

Em razão disso, os consumidores foram taxados pela bandeira de escassez hídrica, que adicionou um custo extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh na tarifa dos brasileiros. Puxada por esse e outros fatores, o BC admitiu que a probabilidade da inflação estourar o teto da meta é de 100%.

No ano passado, a meta perseguida pela instituição era de 3,75%, mas segundo a regra vigente, há tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, sendo considerado cumprido se chegar até o máximo de 5,25%. Ocorre que, em novembro, O IPCA acumulado em 12 meses já encostava nos 10,74%.

No último relatório Focus do BC, em que mais de 100 economistas realizam projeções sobre os mais importantes indicadores econômicos, a expectativa é que o IPCA encerre 2021 em 10,02%.

Como argumento, o presidente do BC deve citar que a Selic [taxa reguladora dos juros] foi elevada para até 9,25% ao ano – a maior dos últimos quatro anos – para tentar atenuar a disparada da inflaç...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro
PEIXARIA W.E 20DE NOVEMBRO
Emporio da carne

Comentários

Emporio da carne