world conect
Barbearia do Robson
PEIXARIA W.E 20 DE NOVEMBRO
Emporio da carne 20 de novembro de 2021
MERCO TOYS 25 DE NOVEMBRO 2021

Garimpo ilegal tem 131 balsas incendiadas pelas forças federais

Por Redação em 29/11/2021 às 12:05:28

A Operação Uiara, esforço de forças federais para combater o garimpo fluvial ilegal no Rio Madeira, no Amazonas, segue em funcionamento. De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (29/11), são 131 balsas de garimpeiros incendiadas.

A ação, que reúne Polícia Federal, Força Nacional e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atua de forma ostensiva na região amazônica desde o último sábado (27/11).

Apesar de o garimpo ilegal ser persistente no Madeira e em outros rios que cortam a floresta amazônica há décadas, a ofensiva federal acontece agora como reação a impactantes imagens de uma aglomeração de balsas que chegou a reunir 600 embarcação em um braço do rio na altura da cidade de Autazes, a 113 km de Manaus.

Até então, os garimpeiros se espalhavam mais e ficavam em áreas mais isoladas do curso d’água, principalmente perto da divisa do Amazonas com Rondônia. A decisão de incendiar as embarcações durante a fiscalização também é uma novidade dessa operação.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) avaliou, em conversa com jornalistas em Brasília, que o garimpo ilegal na região do Madeira “já foi devidamente dispersado”. Entretanto, alertou que “tem que manter uma vigilância constante, porque tem ouro lá, se não houver a vigilância, volta [a atividade ilegal]”.

Para o vice, que preside o Conselho da Amazônia, a “operação foi feita de imediato” e “tinha que ter feito da forma como foi“. “Quem está ilegal tem que ser o equipamento dele apreendido ou destruído”, apontou o militar.

Garimpeiros reclamam

O Metrópoles acompanha a operação desde a semana passada e tem registrado também os protestos dos garimpeiros, que muitas vezes levam as famílias na parte superior das balsas e reclamam de truculência dos servidores federais. Muitos tem sido deixados às margens do Madeira, com crianças e longe de áreas urbanas.

mas em Autazes...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro
PEIXARIA W.E 20DE NOVEMBRO
Emporio da carne
Drogaria Aires 29 de Dezembro de 2021

Comentários

KBOX TV
Emporio da carne