world conect

EUA querem criar vacinas ?protótipo? e antecipar a próxima pandemia

Por Redação em 28/07/2021 às 03:41:21

Antes mesmo de a pandemia de Covid-19 ser declarada encerrada, os Estados Unidos já estão se preparando para lutar contra a próxima emergência de saúde global. De acordo com o jornal The New York Times, o governo americano quer investir bilhões de dólares na criação de “vacinas protótipo” contra 20 famílias de vírus que podem causar a próxima pandemia.

A ideia é usar o conhecimento adquirido com a fabricação das vacinas contra o coronavírus em tempo recorde para aprender mais sobre a estrutura molecular de cada um dos vírus e as maneiras de inativá-los. Os cientistas criariam imunizantes que pudessem ser adaptados rapidamente para uso em caso de emergência.

Anthony Fauci, infectologista à frente da resposta do país à pandemia, acredita que os primeiros resultados podem ser divulgados em cinco anos. Segundo ele, o projeto custaria “alguns bilhões de dólares” por ano, mas o investimento compensa, ainda mais depois da experiência devastadora com a pandemia do coronavírus.

“Se conseguirmos o financiamento, o que eu acredito, provavelmente começaremos em 2022”, afirma Fauci. O NYT diz que há conversas com congressistas e com a Casa Branca para viabilizar o projeto. Vírus conhecidos, como o zika e chikungunya, por exemplo, estão na lista do infectologista.

Caso as vacinas estiverem prontas, ou pelo menos adiantadas, quando a próxima emergência em saúde pública começar (e os especialistas acreditam que é questão de tempo, considerando a relação cada vez mais próxima de humanos com animais silvestres), os governos poderiam atuar rapidamente para evitar que surtos descontrolados cheguem ao temido patamar de pandemia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também está se organizando para o futuro: em março de 2021, a instituição publicou um tratado propondo soluções para lidar com a pandemia, sugestões para os problemas encontrados com a Covid-19, e apontando caminhos para evitar uma nova emergência global de saúde pública.

EME...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro

Comentários

KBOX TV