world conect

Se depender de Alcolumbre, indicação de André Mendonça para o Supremo só sai em agosto

Por Redação em 22/06/2021 às 21:07:15

Candidato de Jair Bolsonaro à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal a ser aberta em 12 de julho, com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, o advogado-geral da União, André Mendonça, passou as últimas semanas visitando senadores e líderes partidários em busca de apoio. Mas, apesar do esforço, Mendonça vai ter que esperar até agosto para saber se vai poder mesmo assumir o cargo.

Isso porque Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, tem dito nos bastidores que não pretende colocar nada para votar na comissão antes do recesso parlamentar, previsto para começar no dia 19. A intenção de Alcolumbre é empurrar a votação para depois do recesso, que termina em 1º de agosto.

Para ser efetivado no Supremo, Mendonça precisa primeiro ser sabatinado na CCJ e depois referendado pelo plenário por 41 dos 81 senadores. Mas seu nome enfrenta resistência de alguns grupos de parlamentares que o consideram "inconfiável" e o chamam de "Fachin do Bolsonaro".

Acham que, uma vez no cargo, Mendonça não terá compromisso com seus pleitos e pode votar contra seus interesses - inclusive por eventuais condenações nos processos a que alguns respondem.

Os principais focos de resistência são a bancada do MDB e o próprio Alcolumbre, que nem sequer aceitou receber Mendonça ainda. Em conversas privadas, mais de uma vez Alcolumbre já disse que não aceitaria submeter o nome do advogado-geral à comissão.

"Se não for o Aras ou o Jorge, eu não pauto", ele costuma dizer, referindo-se ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira.

Quem conhece bem Alcolumbre atribui a resistência a mágoas com Bolsonaro por assuntos mal resolvidos. Um deles foi o veto do Supremo à sua reeleição para a presidência do Senado (Alcolumbre acha que o presidente poderia ter se empenhado mais para ajudá-lo). Outro, o corte em valores de emendas que ele prometeu aos parlamentares na eleição de seu...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro

Comentários

KBOX TV