world conect

Saneamento de qualidade, sustentabilidade na prática

Por Redação em 22/06/2021 às 19:06:16

O sistema de saneamento básico de nossa cidade está em franca expansão. Na dianteira nacional em iniciativas de ampliação da cobertura dos serviços de água e esgoto, Cuiabá iniciou, em 2017, um movimento que impacta positivamente o presente e o futuro. Por meio de obras e melhorias viabilizadas a partir de investimentos robustos e projetos consistentes, a cidade vêm se reposicionando no cenário nacional, tendo dedicado um olhar especial ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto - antes mesmo da vigência das diretrizes estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento.

E é na dianteira que nossa cidade deverá permanecer – este é o foco da Águas Cuiabá, empresa da qual faço parte. Este ano, o grande avanço se dará no esgotamento sanitário doméstico. Nosso time está nas ruas instalando novas redes de esgoto em diversos bairros, ao mesmo tempo em que constrói a Estação de Tratamento de Esgoto Ribeirão do Lipa. As tubulações coletoras, a estação elevatória e a ETE compõem o Sistema Lipa de Esgotamento Sanitário, que entra em operação ainda este ano.

Os números do SES Lipa impressionam, tanto em volume geral quando nos efeitos socioambientais. Falando em obras, ele terá 265 quilômetros de redes de coleta, dez elevatórias (estruturas nas quais o material coletado é bombeado até seu penúltimo destino – a unidade de tratamento, ou purificação) e uma estação de tratamento com capacidade operacional plena de 260 litros por segundo. Quanto aos benefícios diretos à comunidade e ao meio ambiente, ele atenderá a 77 bairros, contemplando 126 mil pessoas, e fará com que sete toneladas de carga poluidora deixem de ser lançadas, por dia, no rio Cuiabá.

Um ponto interessante: não é muito usual utilizarmos as palavras esgoto e pureza numa mesma frase. Mas é isso que, de fato, Cuiabá passa a ter cada dia mais: esgoto doméstico coletado, tratado e só então, quando purificado, lançado nos rios Cuiabá e Coxipó. Isso é possível porque os sistemas de esgotamento...

Fonte: www.folhamax.com.br

Comunicar erro

Comentários

KBOX TV